Empreendedorismo juvenil

Desde 2004, somos uma das parceiras globais da Junior Achievement. Por meio da Fundação GE, investimos mais de US$ 6,6 milhões para oferecer programas de desenvolvimento profissional a mais de 300 mil jovens em todo o mundo. No Brasil, a parceria é desenvolvida em escolas públicas e são nossos colaboradores que atuam como voluntários.

“A parceria com a Junior Achievement cresceu e se consolidou nos últimos anos em função de seu modelo de aplicação e o envolvimento dos nossos voluntários. Ano após ano, buscamos aumentar o número de turmas, alunos e voluntários da parceria, porque sabemos que cada aluno que participa do programa expande suas possibilidades”, detalha Felipe Zanola, coordenador de Responsabilidade Social da GE do Brasil. Fundada em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo.

Em 2011, a parceria GE e Junior Achievement beneficiou 1.496 alunos com os programas “Mercado Internacional”, “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Economia Pessoal”, “Nossa Região”, “Atitude Pelo Planeta”, “Empresa em Ação” e “Nosso Mundo”, em 57 turmas diferentes. Para isso, 152 voluntários de três estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) dedicaram mais de 1500 horas em prol do desenvolvimento dos jovens.

Turma de alunos e voluntários da Junior AchievementTurma de alunos e voluntários da Junior Achievement



Além de contribuir para a formação dos participantes, os voluntários também são beneficiados com a participação. “Ser voluntário da Junior Achievement é uma experiência transformadora. Ao fazer parte da história de vida das crianças e adolescentes, doando uma pequena parte do nosso tempo, temos a oportunidade de retornar à sociedade mais carente um pouco da experiência de vida que adquirimos”, diz Luciane Cardoso, analista de Auditoria da GE Energy.

“A cada aula, percebemos que os alunos estão mais interessados no assunto e desenvolvem um raciocínio sobre a profissão e o que fazer depois da escola. Fazemos perguntas para estimulá-los a pensar sobre a carreira e sentimos que eles também têm muito interesse em perguntar sobre o seu próprio universo. Uma experiência muito enriquecedora”, revela Fernanda Caloi, especialista Comercial da GE Healhtcare. Com avaliações como estas, fica a certeza de que escrevemos mais um capítulo de sucesso desta parceria em 2012.

Deixe um comentário

Um comentário

  1. Felipe Cordeiro diz:

    Legal! Não conhecia os projetos de empreendedorismo da GE. Que eles tenham continuidade e possam ajudar esses jovens a se capacitarem para o mercado de trabalho.

Histórias relacionadas

  1. Parcerias com o Brasil

    Voluntários e crianças da Creche São Charbel, em Petrópolis (RJ). Instituição é uma das beneficiadas...

  2. Alegria solidária

    Maria Vani Alves Gomes Siqueira, voluntária da GE Transportation de Contagem (MG). Quando soube da...

  3. Na dança da Maré

    Bailarinas do Ballet Brasil Crianças e adolescentes, na maioria moradores do conjunto de favelas do...