GE nas histórias em quadrinhos: caçando talentos

A falta de interesse dos estudantes em ciência, tecnologia, engenharia e matemática tem se tornado cada vez mais evidente. “Foi identificada uma crise nacional na área de competitividade tecnológica global”, concluiu um estudo recente da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. Será que nossos setores de ciência e alta tecnologia formarão profissionais preparados para serem líderes no futuro?

Numa tentativa de acabar com esta crise, vários projetos foram lançados nos EUA. Há a campanha Educar para Inovar, por exemplo, criada pela Casa Branca para incentivar os jovens nessas áreas, e também o Desafio Nacional de Vídeo Game, no qual as crianças desenvolvem habilidades a partir de jogos. E a GE, já na década de 1950, contribuia com esse incentivo, fazendo histórias em quadrinhos voltadas para essas áreas para atrair jovens intelectos para a ciência e engenharia.

Nessa época, os quadrinhos eram tão populares entre as crianças como os video games são hoje e eram igualmente criticados pelos pais. “Em 1945, professores, pais e legisladores faziam críticas aos quadrinhos nas bancas de jornais”, conforme publicado no General Electric Review em setembro de 1953. “Porém, no campo das relações públicas, embora estejamos todos cientes do receio dos adultos de que os quadrinhos contribuam para formar uma leva de jovens delinquentes, não podemos negar que este meio oferece possibilidades atraentes para as comunicações de massa.”

Estimulada por essas possibilidades, a GE começou a publicar quadrinhos em prensas gigantescas e papel jornal, com tiragens de 500.000 a 3.000.000 de exemplares. De acordo com o GE Review, os “desenhos eram apresentados a vários Vice-Presidentes e Gerentes” antes da publicação. Os resultados dessas revisões prévias eram bastante estimulantes, porque os membros da gerência que liam os quadros coloridos se divertiam tanto, que eles não só deram a sua aprovação final ao projeto, como também sugeriram muitos temas.

Veja abaixo algumas imagens das histórias em quadrinhos da GE:

Capa da edição nº 7 da <em>Adventures in Electricity</em>, série de histórias em quadrinhos feita pela GE.
Capa da edição nº 7 da Adventures in Electricity, série de histórias em quadrinhos feita pela GE.

Página de uma edição em espanhol dos quadrinhos da GE, em que uma lâmpada conversa com um transistor.

Quatro edições da série de histórias em quadrinhos da GE.

Quadrinho sobre propulsão a jato.

Página de uma das edições das histórias em quadrinhos publicadas pela GE, em que os personagens conversam sobre o funcionamento de uma lâmpada incandescente.

Clique aqui para ver mais imagens no Flickr do GE Reports dos Estados Unidos.

Para ver uma edição completa do “Adventures in Electricity”, clique aqui (conteúdo em inglês).

Veja o post original do GE Reports dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

3 comentários

  1. fernando dahm diz:

    Eu vi estas revistas ,quando era pequeno ,aprendi eletricidade ,e após eletrônica :usei valvulas e semicondutores ,cheguei a consertar fontes com estas,compramos uma tv a cores da marca GE ,ferro de passar roupa e que não troco por nada ,ele não queima a resistencia é do preto, cabo de baquelite .geladeiras eu conheci.Uma infinidade de artigos de qualidade.

  2. Sergio Leonardi diz:

    A GE, foi e continua sendo inovadora,na criação de produtos e soluções quer na área corporativa quer na área de produtos domesticos.
    Além disso como vemos nesse artigo criou uma fórmula de comunicação,fácil para transmitir tecnologia e motivar o interesse das pessoas em aprender.

  3. Valmir Pires diz:

    Que belas lembranças, e ensinamentos pelos quadrinhos, podiam publicar para dowload, parabens e obrigado.

Histórias relacionadas

  1. Fábrica de Talentos

    Imagem de Crotonville, EUA. Um esportista não chega ao topo do pódio por acaso. Ser...

  2. As bonecas falantes de Thomas EdisonAs bonecas falantes de Thomas Edison
  3. Imaginando o futuro em 1954Imaginando o futuro em 1954